Vereadores e deputado Léo Cunha visitam comunidade do Pequiá de Baixo

Açailândia – Os vereadores Canela (PSB), Márcio Aníbal (DEM) e Fábio Pereira (PSDC), estiveram na manhã da última segunda-feira, 31/11, acompanhados do deputado estadual Léo Cunha (PSC), no Distrito de Pequiá, visitando a comunidade de Pequiá de Baixo.

O objetivo da visita foi avaliar a situação da comunidade, prejudicada pelo alto índice de poluição do setor, proveniente das gusarias instaladas no Distrito de Pequiá. “Estou aqui, fazendo essa visita a convite dos vereadores e na qualidade de presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa. Estamos verificando in loco a situação e realmente chama a atenção e requer providências”, disse o deputado Léo Cunha.

A visita, além dos vereadores, foi acompanhada pelo presidente da Associação de Moradores do Pequiá de Baixo, Edivar Dantas e de membros da comunidade. Além das áreas de depósito de escória das gusarias, a comitiva ainda visitou o riacho do KM 40, que sofre diretamente com o despejo de resíduos das empresas. “Quando não chove, o pó de ferro e a fuligem contaminam o ar, e com as chuvas, é o riacho quem absorve a poluição e no meio disso tudo está a comunidade que já não agüenta mais essa situação e adoece a cada dia”, disse o presidente da associação.

Para o vereador Canela, representante do Distrito de Pequiá, a visita do deputado Léo Cunha é um complemento de forças para que se atinja o objetivo de beneficiar a comunidade no processo de transposição dos moradores de Pequiá de Baixo. “Com o envolvimento da Assembléia Legislativa, através do deputado Léo Cunha, teremos mais força para a busca de soluções para essa comunidade que tanto sofre”, pontuou o vereador.

Já o vereador Márcio Aníbal, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Açailândia, disse que “a soma de forças será fundamental para a abertura de discussão sobre as questões ambientais e sociais, não só do Pequiá de Baixo, como de todo o município”.

Após a visita, em reunião na praça da comunidade, o deputado informou que está articulando a realização de audiência pública em Açailândia, com a Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, bem como com os atores envolvidos no processo de transposição da comunidade do Pequiá de Baixo e com a sociedade em geral. “Nessa audiência vamos discutir os principais aspectos ambientais de Açailândia, buscar alternativas através da coleta de ideias, e principalmente, tentar apresentar soluções, não apenas para o Pequiá, mas para toda a cidade no que toca ao meio ambiente”, garantiu Léo Cunha.

Reunião na Câmara – Encerrada a visita ao Pequiá de Baixo, o deputado Léo Cunha seguiu para a Câmara Municipal de Açailândia, onde manteve reunião com o presidente da Casa, vereador Aluísio (PSDB), com vereador Marco Aurélio (PCdoB) e com os demais vereadores que o acompanharam na visita.

Durante a reunião, além da questão da audiência pública levantada pelo deputado, os vereadores ainda apresentaram ao parlamentar a necessidade de se instalar em Açailândia uma Unidade do Corpo de Bombeiro. “Essa necessidade é latente e temos lutado muito por ela, então o apoio do deputado na questão seria de grande relevância para o município”, disse o presidente Aluísio.

Os vereadores ainda apresentaram outras demandas ao deputado e firmaram parceria no que for necessário para o benefício do município. “Não há aqui bandeiras partidárias e sim o nosso compromisso com Açailândia”, disse o vereador Fábio Pereira.

Wener Moraes
Assessor de Imprensa

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.