PRIMEIRA ASSEMBLÉIA DA NOVA GESTÃO DO COMUCAA

Realizada na manhã desta quarta-feira, 11/01/2012, a primeira assembléia ordinária mensal (referente ao presente mês) da gestão 2011/2013 do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA. A assembléia aconteceu na sede do Conselho, Rua Marly Sarney, n.º 1.12, centro.
Participaram as Conselheiras titulares Cleane Rodrigues da Silva, Ivanete da Silva Sousa (Conselheira Tesoureira), Meiriane Ferreira de Sousa, Vilma da Silva Barbosa e Virginia D’Arc Freitas Aires (Conselheira Secretária) e os Conselheiros titulares Johnatan Polary Labre Silveira Gomes, Orlando Pereira Monteiro (Conselheiro Vice-Presidente, que abriu a assembléia às 0915 horas), Siley Elcen Santos, Siley Elcen Santos Junior (Conselheiro Presidente); as Conselheiras suplentes Cláudia Márcia Alves Soares Silva, Fabiane Gonçalves Santos, Maria do Socorro Vieira, Mônica Cristina Pinto Batista, Mylena Rocha Vasconcelos de Sousa (que substituiu a titular Zeneide Alves Gonçalves Leite) e Terezinha Pereira Soares.
Anotadas as presenças de representantes observadoras do CONTUA/ Conselho Tutelar, a Conselheira Tutelar Veronice Pereira de Carvalho e do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente/Fórum DCA Açailândia, a senhora Diomar da Silva Freire. Também participou a Articuladora local do Selo UNICEF, a assistente social Lucinete Freitas de Aguiar.
Entre outras deliberações, o Plenário do COMUCAA decidiu sobre o calendário das assembléias ordinárias mensais, todas as segundas quartas-feira, com inicio às 0830 horas, e segunda e última chamada às 0850 horas, cumprindo com o artigo 14 de seu Regimento Interno/RI.
Constituiu as Comissões Permanentes: a do FIA (Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência), Orçamento e Finanças, com as Conselheiras Ivanete, Terezinha, Vilma e o Conselheiro Johnatan; a de Registro e Acompanhamento de Entidades, com as Conselheiras Cleane, Maria do Socorro ,Vírginia e o Conselheiro Orlando, e a de Política de Atendimento e Normas, com  as Conselheiras Fabiane, Meiriane, Mylena e o Conselheiro Siley Junior.
E definiu prioridades de atividades, entre elas: a “Formação Continuada”, tanto dos/as próprios/as Conselheiros/as como do SGD/Sistema de garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, que se constituiu de todas as instituições governamentais e não—governamentais que atuam na promoção, defesa e garantia dos Direitos Infanto-Juvenis, que inicia dia 03/02, em parceria com o “Programa Novas Alianças”; a reativação e fortalecimento do “Grupo de Monitoramento” do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e  da COMETI/Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente; criação e instalação da “Comissão Interinstitucional” do Plano Municipal de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária/PCFC.
Aprovou-se as contas do FIA do mês de dezembro de 2011. E tratou-se de questões referentes ao instituto da “chancela”, que está sendo questionado pelo MPF/Ministério Público Federal, em ação civil pública aceita pela justiça federal. A “chancela” se constitui na chamada “doação casada”, uma autorização para que uma entidade proponente busque  financiadoras, e empresa doadora define o projeto, “chancelado”, e repassa os recursos ao FIA, gerido pelo Conselho.
O COMUCAA tem três projetos chancelados, sendo que em dois as empresas doadoras (EATE e Vale) já efetuaram os repasses ao FIA, para projetos às entidades Associação Comunitária Bom Samaritano/ACBS e Associação de Moradores de Açailândia/AMA. O terceiro projeto chancelado, do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran em parceria com a Paróquia São João Batista, que foi aprovado pela Petrobras Distribuidora, está pendente, em razão da demanda judicial, conforme a empresa.
 Fonte: Eduardo Hirata

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.