Atividade da Construção Civil sobe em fevereiro, revela pesquisa da Fiema

A pesquisa é feita mensalmente, mede o nível de atividade, a flutuação do número de empregos e a expectativa dos empresários do setor para os próximos meses.

São Luís - O nível de atividade da Construção Civil voltou a crescer em fevereiro. Com isso, o número de empregados no setor também cresceu em relação a janeiro de 2012. As duas informações estão na Sondagem da Construção Civil, pesquisa divulgada hoje (29) pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). 

De acordo com o documento, o indicador do nível de atividade marcou 50,6 pontos, retornando ao patamar atingido em novembro de 2011 e registrando um resultado melhor do que a média nacional para o período, que foi de 47 pontos. Em relação a janeiro deste ano, o indicador de atividade da Construção Civil subiu seis pontos. 
A pesquisa também desdobrou o resultado da atividade por porte das empresas de construção civil que responderam a pesquisa. Segundo o estudo feito pela Fiema, as empresas de médio e grande porte puxaram o indicador para cima.  A atividade industrial nas empresas situadas nestas faixas apresentaram um crescimento de 8,1 pontos, alcançando 51,9 pontos. No entanto, as pequenas empresas houve retração no nível de atividade, ao registrarem 41,7 pontos em fevereiro.

Em relação ao número de empregados, no Maranhão foi observado crescimento do número de contratações em fevereiro, com destaque para as médias e grandes empresas, que reverteram as dispensas de janeiro (43,8 pontos) admitindo pessoal. Na região Nordeste e no Brasil, os postos de trabalho foram mantidos, registrando índices de 50,0 e 50,8 pontos, respectivamente.

Quanto às expectativas para os próximos meses, há mais otimismo em março do que em fevereiro. Os índices relativos à compra de insumos e matérias primas (62,8 pontos), nível de atividade (59,4 pontos) e de novos empreendimentos (62,2 pontos) evoluíram frente a fevereiro e sinalizam aumento. O indicador das perspectivas de contração de novos empregados registrou 57,4 pontos em março, ficando no mesmo patamar do mês anterior.

Quadro
Sondagem da Construção Civil
Pesquisa da Fiema aponta que nível de atividade do setor no Maranhão voltou a subir
Indicador                                Maranhão        Brasil
Nível de atividade                  50,6 pontos     49,4 pontos
Número de empregados         53,9 pontos     50,8 pontos
Fonte: Fiema


Ernesto Batista
Jornalista

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.