Abertas inscrições para Desafio Sebrae 2012

Jogo que transforma universitários em empreendedores fará com que os participantes simulem a administração de uma empresa de frutas tropicais

As inscrições para o Desafio Sebrae 2012 estão abertas até o dia 18 de maio. A meta é colocar no ambiente virtual mais de 150 mil participantes de todo o Brasil que, este ano, terão como tarefa administrar uma empresa de frutas tropicais, conhecendo o potencial e valor da cadeia da fruticultura no País e, principalmente, em seus respectivos estados.

No Maranhão, o pré-lançamento do Desafio Sebrae 2012 aconteceu na última segunda-feira, dia 16, com um café da manhã para reitores e dirigentes das Instituições de Ensino Superior (IES) da capital.  Na oportunidade, a diretoria executiva do Sebrae-MA e a coordenação estadual do Desafio Sebrae explicaram como o jogo funciona e quais características empreendedoras desenvolve nos participantes.

“O objetivo do encontro foi reforçar a parceria com as universidades que é tão salutar para o sucesso dessa ação. Fomentar e desenvolver o potencial empreendedor dos jovens também é missão do Sebrae que, juntamente com o Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), já realiza o jogo há 12 edições e se orgulha pela participação de mais de um milhão de universitários brasileiros ao longo desses anos”, colocou a diretora-superintendente do Sebrae-MA, Simone Macieira.

A reunião com os reitores objetiva, ainda, sensibilizá-los no sentido de motivar a participação do corpo docente das IES no processo. “Além dos universitários, os professores e coordenadores são de fundamental importância no estímulo à participação dos alunos, por isso planejamos ações estratégicas junto aos professores também”, informa gerente de Educação Empreendedora do Sebrae-MA, Maria do Amparo Teles, ressaltando que a meta para o Maranhão este ano é inscrever 3.250 universitários.       

O jogo –  O Desafio Sebrae é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa. O objetivo principal é disseminar a cultura empreendedora para os universitários que buscam caminhos para o começo de sua vida profissional. O jogo difunde conceitos de competitividade e ética e aborda a elaboração de estratégias de marketing, análise de concorrência, compras e vendas e tomadas de decisões.

Nesta edição, o tema do jogo são frutas tropicais e o slogan é “ O desafio é mandar bem”. Os participantes terão que simular a administração das diversas etapas de um negócio, da produção das frutas até a venda de alimentos com valor agregado, como sorvetes, polpas e sucos. Durante a competição, os participantes devem gerenciar virtualmente uma empresa, contratar empregados, definir preços e comercializar produtos, tomar decisões e enfrentar desafios de mercado.

Em 2012, algumas mudanças: podem participar equipes compostas por duas a cinco pessoas e cada grupo tem direito a um professor orientador escolhido pelos próprios alunos. Todas as etapas serão on line.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de maio pelo site www.desafio.sebrae.com.br, mediante pagamento da taxa de R$ 50 por equipe.
Prêmios -  O Desafio Sebrae começa em maio e terá cinco fases, duas presenciais e três virtuais. Em outubro, serão conhecidos os campeões estaduais que, em novembro, se reunirão em Salvador (BA) para disputar a semifinal e a final. Ganham prêmios as três melhores equipes e os professores indicados por elas.

Todos os integrantes dos oito grupos que chegarem à final nacional ganharão um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As três primeiras equipes colocadas receberão um curso de inovação oferecido pela Coppe/UFRJ. A grande campeã nacional também fará uma viagem a um centro de empreendedorismo na Europa e participará da final internacional com universitários de outros países da América Latina.

Samme Ribeiro
Unidade de Marketing e Comunicação

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.