Aconteceu durante todo o dia de sábado, 28/04, em dependências do CRAI-Centro de Referência e Atendimento do Idoso, no Jardim de Alah, o “VI Encontro Municipal de Adolescentes Protagonistas de Açailândia-MA”, realizado pela Comissão Juvenil do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/Fórum DCA Açailândia, articulação não-governamental de entidades, financiado pelo FIA/Fundo para a Infância e da Adolescência (vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/COMUCAA), e que contou com apoio da Prefeitura, através de suas Secretarias, do Conselho Tutelar/CONTUA e da AMA/Associação de Moradores de Açailândia.O “VI Encontro de Adolescentes Protagonistas” teve como tema, ministrado pela conselheira tutelar Edna Maria Alves dos Santos, “Protagonismo Juvenil, agir para assegurar”. Contribui nas dinâmicas da plenária, a conselheira tutelar Elisângela Silva da Conceição.
Setenta e oito (78) Adolescentes participaram do “VI Encontro”, sendo a maioria da Vila Ildemar (24), e registrando-se ainda o Jacu (13), o Distrito Industrial do Pequiá (09), o bairro do Plano da Serra/Novo Pequiá (06), o Centro e o Bairro do Getat (05, cada) ; a Vila Capeloza (03); o Bairro Laranjeira, o Residencial Tropical e o Jardim América (02, cada); o Jardim de Alah e a Vila Tancredo (01, cada).
Do campo, tivemos a participação de Adolescentes do Barra Azul (01), da BR 010 (01) e do Assentamento Planalto I (03).
Nos debates em plenária e nos trabalhos de grupos, o conceito e o papel de “Protagonismo, Políticas Públicas, Cidadania, etc”, e muitas discussões e debates sobre a importância da participação social e política dos Adolescentes, sobretudo a partir das próprias famílias, das escolas e de suas comunidades.
As maiores preocupações dos Adolescentes focaram o atual sistema de ensino açailandense, que resulta numa educação pífia, de baixa qualidade.
@s Adolescentes reclamaram da preparação, do desempenho d@s professores/as e seu relacionamento com @s estudantes; o centralismo e autoritarismo das gestões escolares; a infra –estrutura deficiente e a falta de conforto e salubridade dos prédios e instalações; a falta de maiores recursos educacionais; os currículos que não atendem aos interesses d@s Adolescentes, com muitas matérias e assuntos questionáveis.
E reclamaram também das poucas opções que @s Adolescentes têm em relação ao esporte, ao lazer, à cultura e artes.
Como conclusões, @s Adolescentes firmaram compromissos de maior e mais qualificada participação em todos os espaços de construção da cidadania, a começar nas escolas.
Formar grupos para participar ativamente do processo eleitoral, no sentido de conscientizar não só da importância do voto, de votar, mas conhecer, acompanhar, fiscalizar, d@ss vereadores/as e governantes que forem eleit@s.
Por Eduardo Hirata


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