Campanha Nacional contra a gripe começa próximo sábado

Público-alvo são os idosos, gestantes e crianças de 6 meses a 2 anos. Campanha começa próximo sábado (5) e vai até 25 de maio.

Proteger é Cuidar! Esse é o slogan da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deste ano, que começa no próximo sábado (5) e vai até dia 25 de maio, em todo o país. NoMaranhão, a campanha é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Unidades Regionais de Saúde (URS) e municípios maranhenses.

O público-alvo da campanha são os idosos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos de idade, indígenas e trabalhadores da saúde. Este ano, o foco é a imunização combinada, ou seja, uma única vacina contra a Influenza Sazonal (gripe comum) e a Influenza A (H1N1). O Ministério da Saúde garante que a vacina é segura para todos. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção.

O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza na população alvo da campanha. O Secretário Adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro explicou que a partir de sábado, além dos postos fixos, a campanha contará também com postos volantes à disposição da população em todo o Maranhão.

Para o Maranhão, foram disponibilizadas 960 mil doses da vacina. A meta é vacinar pelo menos 80% do público alvo da campanha. Para o funcionamento desta operação, mais de 1.794 postos de vacinação serão disponibilizados, com o envolvimento de mais de 8 mil pessoas e a utilização de aproximadamente 800 veículos em todos os municípios maranhenses.

"Não há dificuldade para realizar a imunização, basta procurar a unidade de saúde mais próxima e apresentar o Cartão de Vacinação. Quem não tiver o cartão, poderá obtê-lo no momento da imunização. Lembrando que o cartão tem o histórico da vacinação e possibilita atualizar outras vacinas", disse a Chefe do Departamento de Imunização da SES, Maria Helena Almeida.

Do G1 MA

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.