Estudo aponta Imperatriz como cidade mais violenta do Maranhão

Dados divulgados na última semana são da Fundação Sangari. Informações foram confirmadas pela Delegacia Regional do município.
O resultado do estudo que aponta as cidades mais violentas do Brasil foi divulgado na semana passada. A pesquisa foi feita pelo Instituto Sangari em parceria com a Faculdade Latino Americana. As pesquisas foram realizadas nos últimos 10 anos e mostram as taxas de homicídios em todo território nacional.

No Maranhão, a taxa de homicídios que no ano 2000 era de 6,1 para cada 100.000 habitantes, cresceu nos últimos anos. O Estado ocupa a 21ª colocação no ranking nacional e Imperatriz foi considerada a cidade mais violenta. Dos 200 municípios com mais de 10.000 habitantes, a cidade ocupa a 76ª posição. Na última década, um dos anos mais violentos foi 2010, com 138 homicídios registrados.

Crescimento da violência
O crescimento nos índices de violência em Imperatriz foram confirmados pelo delegado regional, Assis Ramos. Ele aponta como um dos fatores no aumento do índice, o efetivo insuficiente das polícias e de outros setores como o Judiciário. "A cidade é muito grande e algumas ocorrências são bastante complexas e requer uma dedicação especial. Mas para isso, é preciso ter mais pessoal, já que nosso efetivo é pequeno. Nos outros órgãos, há também os mesmos problemas", relatou.

Atualmente a polícia civil dispõe de 150 homens, entre investigadores, escrivães e delegados. Nas ruas da cidade, não é dificil perceber a insatisfação com a falta de segurança. "Imperatriz está se desenvolvendo e a tendência nas cidades quando estão crescendo é que a violência cresce junto com elas. Por isso, não me sinto segura aqui" disse a dona de casa, Rosana Pereira.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.