Maranhão tem o menor índice de divórcios do país, diz IBGE

No Estado, a proporção de pessoas divorciadas é de 1,2 por cento. Segundo o IBGE, número de divórcios no Brasil aumentou.

Segundo o IBGE, o número de divórcios no Brasil aumentou nos últimos dez anos, mas o Maranhão vai na contramão desses números. De acordo com as estatísticas, o Estado tem o menor índice de divórcios no país. Em Codó, muitos dos casais que se separam acabam retornando antes de oficializar o divórcio.
Segundo dados do IBGE do Censo 2010, entre os brasileiros a proporção de pessoas divorciadas quase dobrou, passando de 1,7 por cento, em 2000, para, 3,1 por cento, em 2010. Rio de Janeiro, Mato Grosso e Distrito Federal apresentam os maiores valores deste indicador. O Maranhão é o Estado com menor proporção de pessoas divorciadas com apena 1,2 por cento.

Para comentar essa pesquisa, o repórter Marcial Lima conversou com representantes da Pastoral Familiar da Igreja Católica, em
 São Luís.

Os objetivos da Pastoral Familiar consistem na preparação dos candidatos para a vida matrimonial e familiar, bem como na evangelização e promoção humana, social e espiritual das famílias já formadas. O juiz da vara da família, Marcelino Ewerton também comentou o assunto.
Ele afirmou que muitas pessoas, mesmo separadas, não oficializam o divórcio. "A partir da Constituição de 1988 mesmo que o casal não oficialize o divórcio, se ficar comprovado o relacionamento estável com outros parceiros, a separação está caracterizada", afirmou.

O juiz falou, ainda, sobre o que diz a lesgilação. " Anteriormente, para constituir a família a legislação falava que deveria haver o casamento. Hoje a legislação já admite a família com base na união estável. Houve uma outra facilidade para as separações, que é a separação feita em cartório caso não haja filhos menores ou incapazes e que esta seja de comum acordo", ressaltou.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.