Maranhão é o 7º em denúncias de violência contra a mulher

Dados são da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência. Em julho, uma CPMI virá ao estado acompanhar a situação das vítimas.

Uma matéria exibida no JMTv 2ª edição desta sexta-feira (8), mostrou que em 2008, o Maranhão ocupava a 17ª colocação no ranking de denúncias da violência contra a mulher. Agora, segundo os dados da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, o estado ocupa a 7ª posição.

Um fator tem sido preponderante para o aumento dos índices. A violência, que antes era ocultada pela vergonha e pelo medo, agora é denunciada."Eu denunciei, embora tentasse aguentar tudo por causa dos meus filhos", disse uma vítima que preferiu não se identificar.

Nos três primeiros meses de 2012, quase 200 maranhenses acionaram a Central de Atendimento à Mulher pelo número 180. Os dados da Semu revelam um ponto ainda mais impressionante: a maioria dos casos registrados de agressão, o autor trabalha na lavoura e as armas utilizadas nos crimes contra as mulheres, geralmente são os instrumentos de trabalho utilizados no campo, a exemplo de faca, facões e enxadas, reforçando os 18% de casos registrados são na zona rural.
A secretaria da Mulher no Maranhão (Semu), informou que no próximo mês, parlamentares que compõem uma comissão mista de inquérito devem chegar ao estado para analisar casos de agressão contra a mulher. "Essa CPMI vai recomendar o que devemos fazer no estado para melhorar a situação dessas mulheres", completou a secretária Catharina Bacelar.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.