Entidades e movimentos sociais do Maranhão e Pará realizam encontro regional dos Atingidos por Mineração

Nos próximos dias 26 e 27, entidades e movimentos sociais dos estados do Maranhão e Pará realizam Encontro Regional dos Atingidos por Mineração.  O evento acontece no município de Açailândia e tem o objetivo de discutir os impactos da Mineração e as reivindicações entre as comunidades que são atingidas pela extração de minério.

A programação conta com plenárias, trabalhos de grupos, apresentações culturais e manifestação nas ruas. As atividades estão previstas para acontecer a partir das 8h30 dessa quinta-feira (26,) e encerrar com um ato público na sexta-feira (27) às 17h00.

O ato vai acontecer pelas ruas do município de Açailândia com os representantes das comunidades impactadas pela mineração e tem a finalidade de tornar pública a crítica à Vale e ao Ibama sobre a duplicação da Estrada de Ferro Carajás. Nesse momento, as organizações também querem dar visibilidade à luta do bairro Piquiá de Baixo que reivindicam a construção condições de moradias dignas.

Comunidades de assentamentos e acampados participarão do evento para fortalecer as reivindicações e enfrentamento às grandes empresas instaladas na região. O encontro dos Atingidos por Mineração vai oportunizar novos debates e a ampliação do conhecimento, buscando novas estratégias de organização contra os grandes projetos existentes e aos que serão instalados na região tocantina e no Brasil.

Na ocasião serão divulgados documentos como o relatório de insustentabilidade da Vale que se utiliza da mesma estrutura do Relatório de Sustentabilidade da mineradora para contrapor os eixos abordados pela empresa, da cartilha ‘Que trem é esse?’ que trata da campanha contra o saque de minério e ainda do prêmio de pior empresa do mundo concedido à Vale pela atuação da empresa no Brasil e no mundo.
Rede Justiça nos Trilhos

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.