UemaNet realizou webconference sobre Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

A direção do Curso de Pedagogia a Distância, do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet realizou, na última quinta-feira (05), a web conference sobre Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, ministrada pela Profª Doutora Maria Teresa Tedesco, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Presentes estavam professores, tutores e alunos.

A Diretora do Curso de Pedagogia, Profª Heloísa Varão, falou que os professores precisam se adequar a realidade dos alunos. “Precisamos adquirir novas habilidades na metodologia do ensino. E a ideia é que após essa webconference estejamos com condições de ponderar e discutir mais”, disse.

A Coordenadora em exercício do UemaNet, Profª Fátima Rios, enfatizou que trazer a professora Tedesco foi uma forma de mostrar a preocupação com a qualidade no ensino. “Estamos atentos à comunidade e às necessidades dos professores e alunos da casa”, destacou.

Na ocasião, A Profª Doutora Maria Teresa Tedesco colocou em discussão questões como o que é ensinar a ler e escrever? Por que se fala em uma perspectiva textual? Por que falamos, hoje, em letramento (s)?
Ela ainda enfatizou que: “A nossa função pública como professores, como cidadãs, é constituir formas, estratégias de metodologias que possam fazer diferença para o cidadão”. E completou: “Cada vez mais surgem novas exigências e nós não ensinamos para os alunos da escola, mas para a cidadania”.

Experiência – Maria Teresa Tedesco tem experiência acadêmica centrada nas áreas de Letras e Educação, na macro área de linguagem, códigos e suas tecnologias. Atua, principalmente na elaboração e coordenação de processos avalistas em larga escala, em bancas examinadoras de diversos processos seletivos. Graduada em Língua Portuguesa e Inglesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1992 e 2002, respectivamente). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é vice-coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Letras (2010) e coordenadora do Mestrado em Língua Portuguesa (2009) da UERJ, vem atuando na formação de professores do ensino básico. Foi Coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu e Cordenadora de Graduação da Faculdade CCAA (2007 a julho de 2010)

Paula Lima - Jornalista

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.