DOIS PASSOS IMPORTANTES PARA IMPLANTAR “PRÁTICAS E JUSTIÇA JUVENIL RESTAURATIVA” EM AÇAILÂNDIA.

Representantes (Eduardo Hirata, do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e das Secretarias Municipais de Assistência Social/SEMAS, Angela Márcia Lima, e de Educação, Sueli Santos) açailandenses participaram do “2º módulo do Curso de Formação de Facilitadores de Práticas Restaurativas”, promovido pelo GT/Grupo de Trabalho Justiça Restaurativa, da Rede Maranhense de Justiça Juvenil, realizado na Escola Superior da Advocacia(ESA)/OAB-MA., no Calhau, São Luís, entre os dias 30 de julho e 02 de agosto de 2012.
O “2º módulo” constituiu a quarta etapa de participação continuada de Açailândia no processo de buscar implementar no município as “Práticas Restaurativas” e também a “Justiça Juvenil Restaurativa” e a “Cultura de Paz”, sendo ministrada pela psicóloga Lastênia Soares, da Foundation terre des hommes, de Fortaleza-CE.
Basicamente, “Práticas Restaurativas e Justiça Restaurativa” são metodologias alternativas à justiça repressora e punitiva, onde o foco não é culpar e punir, mas sim “restaurar” as relações entre as pessoas afetadas por conflitos.
O propósito é fomentar uma “cultura de diálogo, respeito mútuo, e paz”.
Os/as participantes do Curso (em torno de vinte pessoas, de cinco municípios maranhenses), terão pouco mais de três meses  para realizarem dez (10) “círculos (que são os espaços compartilhados, onde ninguém é culpabilizado, mas assumem responsabilidades pelo conflito acontecido e buscam um acordo que restaure a relação rompida, e que são coordenados pelo facilitador)”, para em 26 de novembro, serem certificados como “facilitadores capacitados”.
Já nos próximos dias 16 a 18 de agosto, o “Projeto Restauração”, de São José de Ribamar, realizará, com apoio do COMUCAA das Secretarias Municipais de Assistência Social e de  Educação, no auditório da Secretaria de Educação,  o “Curso Básico sobre Justiça Juvenil Restaurativo”, para 25 (vinte e cinco) pessoas, interessadas na “ Justiça  Restaurativa”.
Por Eduardo Hirata
(Fotos do 2º módulo)

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