No Maranhão, índice de analfabetismo é 50% maior entre os negros

Números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Antropóloga diz que índices são marcas do processo colonial escravista.

No Maranhão, o índice de analfabetismo é 50% maior entre os negros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice mostra que, apesar de alguns avanços nas políticas públicas, a população negra ainda sofre com a desigualdade, demonstrada por meio das estatísticas quase sempre desfavoráveis.

Para a antropóloga Maria de Lourdes Siqueira, a desigualdade é uma marca do processo colonial escravista. "O processo colonial escravista marcou tão profundamente a população brasileira que ainda não é fácil para a pessoa negra se sentir à vontade sendo negra. Isso demanda um processo de tomada de consciência, de formação, para ganhar auto-estima, para ter consciência de dignidade", explicou.

A juíza estadual, Oriana Gomes, alerta para os crimes de racismo ou injúrias raciais. Segundo ela, isso continua ocorrendo com frequência porque grande parte das vítimas deixa de denunciar. "Na injúria racial, você ofende a pessoa e o objetivismo da pessoa. No racismo, você ofende a raça. A distinção disso é bem grande. Se uma criança tem direito a entrar na escola e é repudiada por isso, isto é crime de racismo, que é inafiançável", explicou a magistrada.

Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra foi criado para promover uma reflexão sobre a importância do povo africano na formação da cultura e do povo brasleiro. A data também é usada para homenagear Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos da luta e da resistência dos negros contra a escravidão no Brasil no período colonial.

O Maranhão tem a terceira maior população negra do país, segundo o IBGE; só fica atrás do Rio de Janeiro e da Bahia. Nos últimos 20 anos, o percentual de negros no Estado aumentou, chegando a 74% da população maranhense, de acordo com os dados do último Censo.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.