Polícia Federal prende três ex-prefeitos maranhenses em menos de dez dias


Em menos de dez dias, a Polícia Federal (PF) já conseguiu colocar atrás das grades três ex-gestores municipais do interior do Maranhão. Umas das últimas a ser detida foi à ex-prefeita da cidade de Santo Antônio dos Lopes, Alzira Barros de Melo, 70 anos, que ocorreu na manhã de ontem, em Teresina, no Piauí. Segundo a polícia, ela vai responder por apropriação e desvio de recursos públicos durante a sua gestão, que ocorreu durante os anos de 1989 a 1992.

A polícia também informou que a prisão da ex-gestora foi em cumprimento de mandados expedidos pelas 1º e 2º Varas Criminais da Justiça Federal. Em relação a 1ª Vara, Alzira Barros foi condenada a uma pena de 8 anos e 4 meses de prisão pelo crime de responsabilidade (art. 1º, inciso I do Decreto-Lei nº 201/67) por apropriação e desvio de recursos públicos provenientes de convênios firmados com o extinto Ministério do Interior para a construção de um terminal rodoviário no município, e com o Ministério da Educação e do Desporto para a construção de unidade visando à melhoria nas condições da rede escolar municipal de ensino.

Na 2ª Vara, a ex-prefeita não foi localizada para responder a processo criminal movido pelo Ministério Público Federal (MPF) que, então, requereu sua prisão preventiva com fundamento na conveniência da instrução criminal e para assegurar a aplicação da lei penal. Ela será encaminhada ao Presídio Feminino de Teresina onde permanecerá à disposição da Justiça Federal.

Mais dois ex-prefeitos presos

Na última quarta-feira, o ex-prefeito da cidade de Cândido Mendes, Edson Costa, 56 anos, foi preso em pleno Centro de São Luís. A polícia informou que a Justiça Federal condenou o ex-prefeito a mais de quatro anos de prisão por crime de responsabilidade por desvio de recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o seu mandato, ocorrido no decorrer dos anos 1993 a 1996.

A abordagem ocorreu por volta das 15h, justamente nas proximidades do prédio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Praça Deodoro, local onde o detido trabalha. Ele foi levado primeiramente para a sede da PF, na Cohama, onde foi ouvido. Em seguida, transferido para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Antes, no dia 12, a PF prendeu o ex-prefeito de Bom Jardim, Antônio Soares Pedrosa, conhecido como “Fogoió”, 58 anos. Acusado de desvio e a apropriação de verbas de convênio firmando entre o município e o Ministério da Educação (MEC) para reformas de escolas públicas durante a sua gestão, que ocorreu entre os anos de 1989 a 1992. O detido foi localizado na cidade de Pirapemas e a prisão foi fruto do cumprimento de um mandado expedido pelo juiz federal da 1º Vara Criminal em São Luís.


Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.