Sebrae e Tribunal de Contas firmam acordo pelo desenvolvimento sustentável do Maranhão

As duas instituições fortalecem a parceria no processo de regulamentação e implementação da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte nos municípios maranhenses. 
O Sebrae Maranhão e o Tribunal de Contas do Estado assinaram, na manhã desta quarta-feira (13), no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, um Termo de Cooperação Técnica para regulamentar e implementar, em todos os municípios do Maranhão, a Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. A assinatura aconteceu durante o evento “Os tribunais de contas e o desenvolvimento local”, que integrou a programação do IV Encontro com Gestores Públicos, realizado pelo TCE, Ministério Público e Sebrae Maranhão.
O Termo de Cooperação Técnica é fruto da parceria entre o Sebrae Nacional, a Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon)  e o Instituto Rui Barbosa (IRB), com objetivo de capacitar gestores municipais e técnicos dos tribunais de contas para aplicar a Lei Geral em seus municípios e, consequentemente, aumentar a economia sustentável nas cidades de todo o Brasil por meio do fomento e desenvolvimento dos pequenos negócios locais.
A data de 13 de março foi escolhida pelas duas instituições para celebrasse o convênio que, de acordo com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Edmar Cutrim, poderá melhorar a vida da população maranhense, especialmente de quem vive no interior do estado, elevando a circulação da renda nos municípios. “Este convênio que acabamos de assinar representa muito para todos nós dessa instituição, mas muito mais ainda para os maranhenses, para a vida das pessoas do interior do Maranhão. Nós, de agora em diante, temos essa parceria efetivada, temos esse acordo consolidado, temos, sobretudo, o compromisso de melhorar a vida dos maranhenses”, explicou.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA e secretário de Estado de Agricultura, pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, a implementação da Lei Geral nos municípios é uma prioridade do Sebrae, e a instituição tem se concentrado em conscientizar os gestores municipais da importância para o desenvolvimento sustentável das cidades.
“As microempresas são as maiores geradoras de emprego hoje em dia. As pequenas lojas, a pessoa jurídica do Empreendedor Individual, enfim, é uma quantidade muito grande de pessoas contribuindo para o desenvolvimento de suas cidades. Cabe ao Sebrae apoiar o processo de implementação, ou seja, ajudar os gestores do executivo municipal a tirar essa lei do papel, torná-la realidade, para que cada vez mais haja desenvolvimento, aumento de renda e geração de emprego no país. Para isso, além de nossos esforços, estamos contando com parcerias, como essa com o Tribunal de Contas que, certamente, fortalecerá o nosso trabalho em todos os municípios que ainda não aderiram a esta lei”, explica Cláudio.
Na assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o TCE-MA, a diretora superintendente do Sebrae-MA, Simone Macieira, reforçou que a preocupação da instituição é com o desenvolvimento da localidade, do município e, para tanto, “a Lei Geral é um instrumento legal indispensável para transformar o Maranhão por meio do fortalecimento dos pequenos negócios”.
A Lei Geral
Sancionada em 2006, a Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, tem como objetivo fortalecer, garantir a competitividade e sobrevivência dos pequenos negócios no mercado local e global. A legislação tem sido avaliada como importante ferramenta de incentivo ao desenvolvimento econômico.
Com a adesão das prefeituras e estados, a receita das micro e pequenas empresas com vendas públicas pode atingir o patamar dos R$ 100 bilhões por ano. Além do impacto direto na economia, segundo estudos do Ministério do Planejamento, esse incremento poderá gerar a criação de mais de 800 mil novos postos de trabalho nos municípios brasileiros.
Desde que a legislação foi sancionada, em todo o Brasil, 3,8 mil municípios já aprovaram a norma, mas apenas 850 a implementaram. No Maranhão, dos 217 municípios, 114 já estão com a legislação sancionada e 34 com o processo de implementação iniciado. “Estamos empregando todos os esforços para que elevemos o número de municípios a aderir a Lei Geral. O Sebrae disponibiliza seus técnicos, por todo o interior do estado, para ajudar as câmara de vereadores a aprovar essa lei nos municípios. Além disso, capacitamos os gestores públicos a utilizar as ferramentas da lei. Nestas últimas semanas, por exemplo, percorremos as principais cidades do Maranhão, realizando palestras e mesas redondas onde discutimos com os prefeitos, secretários e vereadores sobre os benefícios da Lei Geral para suas cidades”, diz Azevedo.
Encontro com Prefeitos
Desde fevereiro, o Sebrae realiza encontros que reúnem prefeitos, secretários, vereadores e representantes da classe empresarial para discutir o empreendedorismo na gestão pública. Ao todo, serão onze fóruns – oito já aconteceram nas cidades de Balsas, Grajaú, Imperatriz, Açailândia, Santa Inês, Bacabal, Presidente Dutra e Caxias. Na próxima semana, é a vez dos municípios de Chapadinha (19/03), Barreirinhas (20/03) e Pinheiro (21/03). 

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.