Moradores de Piquiá discutem processo de reassentamento com Vale S.A e poder público

Nessa quinta-feira (14), às 10h, na sede das Promotorias de Açailândia, aconteceu uma reunião para tratar do reassentamento da comunidade de Piquiá de Baixo. A reunião foi convocada pela Segunda Promotoria de Justiça de Açailândia, representada pela Drª. Glauce Malheiros e pela Associação Comunitária dos Moradores de Piquiá. O objetivo foi estabelecer uma parceria entre a Associação dos Moradores de Piquiá, instâncias governamentais e a empresa Vale S.A, firmando responsabilidades a cumprir na conclusão do reassentamento dos moradores de Piquiá de Baixo.

Estavam presentes os representantes da Defensora Pública do Estado do Maranhão, da Regional de Açailândia, o Procurador Geral do Município de Açailândia, a Fundação Vale, a Vale S/A, a Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Maranhão e a Associação Comunitária dos Moradores de Piquiá.

De acordo com a Associação de Moradores do bairro, a empresa Vale ainda não tinha firmado nenhum acordo com a comunidade para garantir indenização pelos impactos causados. A empresa tem a concessão da Estrada de Ferro Carajás, que passa pelo bairro.

Durante a reunião, Rosane Biasotto, da Fundação Vale disse que a empresa tem um programa em conjunto com a Caixa Econômica Federal, chamado Selo de Qualidade Urbana e que existe a possibilidade desse programa financiar o valor que ainda falta para o reassentamento de Piquiá de Baixo. A primeira parte dos recursos financeiros necessários para o reassentamento foi garantido pelo Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Maranhão (SIFEMA).

“Para a participação da Fundação Vale, com colaboração financeira ao reassentamento, o primeiro passo seria a Fundação se reunir com a Associação de Moradores e sua assessoria técnica que elaboraram o projeto habitacional para o reassentamento da comunidade de Piquiá, para a apresentação do projeto e esclarecimentos das necessidades de adequação aos critérios do Selo de Qualidade Urbana”, esclareceu Rosane Biasotto.

O Procurador Geral do Município de Açailândia disse que adotará as medidas necessárias para acelerar o processo de reassentamento. No momento, um dos principais problemas que atrasa o processo é quanto à regularização do terreno para onde serão reassentados os moradores.

Como encaminhamento dessa reunião, foram agendados dois encontros com as mesmas pessoas, além da Caixa Econômica Federal de São Luís/MA, e da Secretaria de Estado das Cidades, todas com a finalidade de dar seguimento ao projeto de reassentamento de Piquiá de Baixo.

Rede Justiça nos Trilho

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.