Senado pede que TCU investigue empresa de irmão de Lobão Filho e contrato da Embratur


O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (5/ago), requerimento para investigar um contrato da empresa Hytec – de propriedade do irmão do candidato Lobão Filho. A investigação será conduzida pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A construtora, em consórcio com a Trimec, foi contratada para realizar obras da Copa do Mundo no estado do Mato Grosso.

Os contratos da Hytec são alvo de inquérito do Ministério Público Federal. Ainda este ano, a promotora Denise Nunes Rocha Müller Slhessarenko determinou a conversão do Procedimento Administrativo nº 1.20.000.000638/2013-25 em Inquérito Civil Público, para apurar supostas irregularidades em contratos firmados entre a Construtora Trimec/Consórcio Trimec-Hytec e o Estado do Mato Grosso.

Os objetos dos contratos são a execução de obras públicas, e existe a denúncia de que seriam superfaturados. Um dos primeiros contratos que devem ser investigados é o de manutenção de rodovias. Nos anos de 2012 e 2013, o governo celebrou duas prorrogações de contratos no valor de R$ 52 milhões para serviços de manutenção e conservação da malha viária de rodovias estaduais.
Auditoria em contrato da Embratur – O Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério Público de Contas farão uma auditoria em um contrato da Embratur celebrado em 2009, no governo Lula, e renovado na gestão de Flávio Dino como presidente da empresa. A ação do TCU atende a um requerimento aprovado pelo Senado para apurar “ressalvas” apontadas em relatório da Controladoria-Geral da União (CGU).

O presidente em exercício do TCU, Raimundo Carreiro, encaminhou ofício ao presidente do Senado, Renan Calheiros, informando da abertura de processo para analisar o contrato da empresa com a CPM Braxis Outsourcing.

O Senado solicitou a auditoria para apurar a legalidade e a economicidade da prorrogação do contrato nº12/2009 com a CPM Braxis Outsourcing. A auditoria no TCU recebeu o número 014.958/2014-7.
O aditivo do contrato da Embratur com a CPM Braxis Outsourcing foi assinado em 2012, pelo então presidente do instituto Flávio Dino.

A aprovação do requerimento no Senado foi contestada pela senadora Vanessa Graziotin(PCdoB-AM). Ela conseguiu a suspensão do requerimento em plenário, mas mesmo assim o presidente do Senado encaminhou ao TCU desrespeitando, segundo ela, o Regimento Interno.
Para o presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry, a ação do Senado e do TCU atende a interesses eleitorais de José Sarney. “Sem ter o que dizer de nosso candidato eles agora procuram cabelo em ovo em todos os contratos da Embratur para tentar intimidar o Flávio Dino, que é ficha limpa e não teme essas manobras”.

Jornal Pequeno

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.