CCJ aprova PEC da reeleição, mas sem emenda

 A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade nesta segunda-feira (06), a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) da Reeleição.

Entretanto, a CCJ vetou a emenda do deputado Marcos Caldas (PRB) que desejava que o instituto da reeleição pudesse ser utilizado apenas uma única vez, independente de legislatura ou mandato. A intenção era evitar que algum deputado pudesse se perpetuar na presidência da Casa.

Se a emenda fosse aprovada, o máximo que um parlamentar consecutivamente poderia ser presidente da Assembleia Legislativa seria de quatro anos, ou seja, qualquer deputado teria direito a uma eleição e apenas uma reeleição. A CCJ vetou a emenda alegando inconstitucionalidade. O deputado Marcos Caldas ainda pode recorrer ao plenário.

A PEC que é de autoria do deputado Tatá Milhomem (DEM) permitirá a volta do instituto da reeleição para a Casa. Atualmente não é permitido que nenhum membro da Mesa Diretora eleito para o primeiro biênio, concorra para nenhum outro cargo para o segundo biênio.

Depois de aprovada na CCJ a PEC aguardará duas sessões e poderá ser votada em 1º turno. Ou seja, a votação já poderá acontecer na próxima quinta-feira (09). O maior desafio para os que desejam a volta da reeleição será regimentar 25 parlamentares que votem favoráveis a PEC na Sessão Ordinária.

Após ser votada em 1º turno, caso seja aprovada, a PEC aguardará mais três sessões e somente na quinta-feira (16) poderá ser votada em definitivo no plenário da Assembléia Legislativa. Assim como no 1º turno serão necessários 25 parlamentares para a aprovação.

Caso aconteça a mudança, estará resgatado o instituto da reeleição. Sendo assim, o deputado que for eleito no dia 1º de fevereiro poderá comandar o parlamento nos próximos quatro anos, caso consiga se reeleger.

Ricardo Murad

O deputado Ricardo Murad (PMDB) confirmou nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa que é realmente candidato a presidência da Casa. “Há um consenso dentro do nosso grupo e até mesmo na oposição, sendo assim serei candidato”, afirmou Murad, que ao que tudo indica deverá ser candidato único.

O parlamentar mais bem votado no último dia 03 de outubro, também demonstrou ser favorável a volta da reeleição e garantiu a manutenção do critério da proporcionalidade para a composição da Mesa Diretora da Casa.

“Não vejo nenhuma anormalidade para a volta da reeleição aqui na Assembleia Legislativa. Com relação a proporcionalidade ela será mantida e no momento certo faremos uma divisão equitativa para a eleição do dia 1º de fevereiro de 2011” finalizou Ricardo Murad.

Deputado Tatá Milhomem

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.