Luciano Leitoa critica indicadores sociais do Maranhão

Em discurso de estreia na Assembleia Legislativa, o deputado Luciano Leitoa (PSB), depois de reiterar compromissos políticos de campanha com o Maranhão e, sobretudo, com o município de Timon, desfiou uma serie de dados sobre a realidade política, social e econômica do Maranhão.

Disse Leitoa que segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), mil famílias ou 3,1 milhões de pessoas vivem com os recursos do Bolsa Família no Estado; cerca de 56% da população local vive em um quadro de pobreza absoluta e nada menos que 94% dos maranhenses dependem do sistema de saúde pública, embora o Maranhão participe de apenas 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

O parlamentar entende que o problema dos indicadores sociais do Estado tem origem na péssima proporção de gastos em políticas sociais de educação, saúde, desenvolvimento e segurança sobre o PIB do Estado.

Leitoa fez um comparativo entre os gastos sociais sobre o PIB no estado de Pernambuco e no Maranhão. Enquanto a proporção de gastos em políticas públicas aumentou em Pernambuco de 4,87% para 7,89% em relação ao PIB, no Maranhão houve uma queda de 4,83% para 4,64%. Ele refletiu também sobre a segurança pública e o sistema penitenciário mostrando que em cinco anos o efetivo da Polícia Militar em Pernambuco aumentou de 16 mil para 30 mil policiais militares o que representou 79% de variação, enquanto no Maranhão esse número passou de 6 mil para 7 mil policiais, 20% de variação.
Segundo o parlamentar o ideal para o Maranhão seria um efetivo de 26 mil policiais, de acordo com a ONU. Para isso, teriam que ser investidos R$ 642 milhões somente na PM, contratando 3.600 policiais a cada ano.

CRACK

O deputado fez uma revelação que talvez explique as recentes rebeliões acontecidas em carceragens do Estado. Para o parlamentar, em média 30% dos presos do Maranhão têm problemas de saúde relacionados ao crack. “No meio do pouco efetivo da polícia e do colapso do sistema penitenciário estão as drogas”, afirmou. Para o depuatdo, a atual estrutura do Poder Judiciário não contribui para a solução do problema. Citou o exemplo de sua cidade, Timon, onde foi criada uma vara de execuções penais, mas não há juiz que a ocupe nem funcionários que auxiliem. “No Ministério Público nem existem promotorias criminais e os atuais promotores acumulam serviço sem alcançar a produção desejada”, revelou.

Conforme a avaliação do deputado, sem uma política de execução penal eficiente os detentos não podem ser separados. “No caso de Timon, o presídio tem 158 vagas e está ocupado por 312 detentos. Destes, 116 são provisórios e nem poderiam estar juntos com os condenados. E Timon é apenas um retrato do sistema penitenciário do Estado”, comentou.

Respondendo a aparte do deputado Roberto Costa que disse ter orgulho de pertencer ao grupo da governadora Roseana Sarney e ter também orgulho de ser maranhense, Luciano Leitoa respondeu: “Não tenho vergonha de ser maranhense, tenho vergonha dos indicadores sociais do Maranhão”.
JM Cunha Santos
Agência Assembleia

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.