Servidores da Uema fazem paralisação de advertência

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizaram, na manhã de ontem, uma paralisação de advertência em frente aos portões da universidade. O protesto foi pelo reconhecimento do quadro de servidores da universidade junto ao governo do estado e pela agilização do processo que corre no Tribunal de Justiça que determinará a validação ou não da eleição do reitor da Uema, realizada em 24 de novembro de 2010.
 
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Estadual do Maranhão (Sintuema), Miguel Santos, em 2010 a categoria realizou uma paralisação pela criação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCC). Entretanto, o governo teria dito que os servidores não faziam parte do quadro da Uema, já que alguns estavam lá por remanejamento e outros por tempo de serviço – sem a prestação de concurso público. “Para a aprovação do Plano precisamos que o processo de reconhecimento oficial do quadro de servidores, que está engavetado desde setembro de 2010, na Superintendência de Direitos e Deveres da Secretaria de Estado da Administração e Previdência, seja apreciado e definido. A Procuradoria Geral do Estado já nos deu dois pareceres favoráveis e o reconhecimento do quadro não gera nenhuma despesa para a Uema nem para o Estado”, disse ele.

O sindicalista explicou que em relação à eleição para reitor da Universidade, em 24 de novembro teriam acontecido várias irregularidades no processo eleitoral. José Augusto Oliveira foi o mais votado numa lista tríplice e depois nomeado pela governadora Roseana Sarney.

Miguel Santos afirmou que o estatuto da Uema diz que será de quatro anos o mandato de reitor e vice-reitor, permitida uma única recondução. “Em 2002, José Augusto foi eleito vice-reitor na chapa com Waldir Maranhão, assumindo em abril de 2006 o cargo de reitor. No mesmo ano ele foi reeleito e o mandato acabou no final de 2010”, declarou.

A categoria espera um posicionamento do governo para uma convocação de reunião com o Sintuema.

(Jully Camilo)

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.