Humilhação: população de Açailândia passa mais de 6 horas em fila para marcar consulta

Açailândia – Humilhação, esta é a palavra mais adequada para esta situação, na ma manhã desta sexta 08, cerca de 250 pessoas enfrentavam uma longa fila para marcar consulta ou carimbar exames pelos SUS, no Centro de Marcação de Consultas no antigo hospital santa Barbara. A fila começou a se formar ainda no inicio da noite de ontem para hoje.

Entre as pessoas que aguardavam na fila tinha grávidas e idosos por que não tinha uma fila especifica para estas pessoas que deveriam ter prioridade.

A fila chegou em frente a loja Proagro já no mercado municipal, a todo momento chegava pessoas para marcar consultas ou carimbar exames. A humilhação que o ser humano ter que passar para obter os serviços de saúde que é garantido por lei.



O caso na saúde em Açailândia se dá em virtude da falta de formação de algumas pessoas que ocupam cargos nas unidades de saúde, pessoas que não capacitadas para tal, pessoas que nunca tiveram nenhum tipo de treinamento e que ocupam cargos em que elas deveriam ser capacitadas e prestar ao menos um bom atendimento a população.

As pessoas têm que enfrentar filas em todas as ocasiões, veja só:

• Para marcar uma consulta;

• Para consultar;

• Para marcar o exame;

• Para fazer o exame.

Aqui são apenas algumas das ocasiões em que as pessoas tem que enfrentar filas para serem atendidas.
Cada fila é enorme, quem não chega cedo corre o risco de não receberem a tal da ficha para obter o serviço, a uma quantidade X para cada área por dia, e não é todos os dias que estes mesmos serviços são oferecidos, tem exames que só é marcado pelos SUS duas vezes por mês.

Brasil

Infelizmente esta situação humilhante não acontece somente em Açailândia, grande parte do país tem péssimos serviços na área da saúde, inclusive em grandes cidades, como por exemplo, Belém – PA e São Luis – MA que foram destaque em uma reportagem especial do Globo Repórter que mostrou a realidade na saúde em boa parte do Brasil.

Carlos Cristiano

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.