“ENCONTRO REGIONAL BOAS PRÁTICAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA E PROMOÇÃO DA JUSTIÇA JUVENIL RESTAURATIVA”

Terminou nesta sexta-feria, dia 23/09/2011, em São Luis (MA), o “Encontro Regional Boas Práticas de Prevenção à Violência e promoção da Justiça Juvenil Restaurativa”.

Inédito, o evento  reuniu 50- cinquenta-  profissionais dos estados do Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará,  Piauí e Rio Grande do Norte, incluindo promotores, juízes, defensores públicos, técnicos da Assistência e Educação, além de representantes de ongs, famílias e adolescentes.

O “Encontro Regional” foi  uma iniciativa da “Fundação Terre des hommes – ajuda à infância (Tdh)”  e do “Fundo das Nações Unidas (UNICEF)”, e aconteceu no Veleiros Mar Hotel, situado na Avenida dos Holandeses, s/n, Ponta D'Areia, na capital maranhense.

Iniciado na segunda-feira, 19/09,  o encontro teve como um dos principais destaques  o relato e a troca de experincias sobre a participação dos Adolescentes e das famílias na luta pelo direito de cada menino e menina crescer sem violência, especialmente, aqueles envolvidos em atos de conflito com a lei.

 "Sabemos que nossos filhos cometeram erros, mas queremos que sejam responsabilizados com dignidade e possamos estar juntos deles, possamos abraçar outras mães e familiares na sua dor, sermos ouvidos e respeitados", destacou Josina Serra, presidente da AMAR-Maranhão, Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco, que faz parte de uma rede nacional de outras nove organizações similares em todo País.

O principal resultado do “Encontro Regional”, foi  uma proposta de ação regional articulada, buscando fortalecer e ampliar as iniciativas existentes nos estados da região, a exemplo da “Rede Maranhense de Justiça Juvenil” e o “Projeto Restauração”, em São José de Ribamar.

Sobre “Justiça Juvenil Restaurativa”

A “Justiça Juvenil Restaurativa” é uma abordagem recente na área do Direito que busca a solução de conflitos. Ela se baseia num procedimento de consenso, em que vítima e ofensor e, quando apropriado, outras pessoas ou membros da comunidade afetados pelo conflito, participam coletiva e ativamente da construção de soluções para a cura das feridas, dos traumas e perdas causadas pelos conflitos.

O desafio colocado é o de se promover novos modelos para o enfrentamento de conflitos, bem como do incentivo a uma Justiça comprometida com os desejos da comunidade. 

O foco principal de Tdh Brasil para os próximos anos é reforçar este movimento e proporcionar a difusão do paradigma da “Justiça Juvenil Restaurativa”, e contribuir para buscar alternativas eficazes para prevenção dos conflitos e de atendimento ao adolescente em conflito com a lei.

(Do blog de Josinaldo Smile, citando a UNICEF, a Fondation Terre des hommes, e a Rede Amiga da Criança,  23/09/11)

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.