Pesquisa mostra que filhos de pais fumantes têm 35% mais chances de desenvolver leucemia

Além das mulheres que pretendem engravidar, pais e futuros pais também devem evitar o consumo do cigarro. Estudo feito em Perth, na Austrália, indica que filhos de homens que fumavam mais de 15 unidades por dia na época da fecundação têm 35% mais chances de desenvolver leucemia, o tipo mais comum de câncer infantil. Os especialistas entrevistaram famílias de quase 400 crianças com leucemia linfoblástica aguda sobre os hábitos dos pais. A equipe comparou esses dados com informações de mais de 800 crianças com idades similares, mas que não tinham tumores. O tabagismo materno não teve impacto no risco de desenvolver câncer, mas quando os pais eram fumantes, o risco aumentou. O resultado é que a fumaça do tabaco pode danificar o DNA do espermatozóide e ele, mesmo assim, fecundar um óvulo.
Proibição no DF – Na cidade de Brasília (DF), foi proibido o consumo de "cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer produto fumígero" em carros que transportem gestantes, crianças ou adolescentes. A multa para quem desrespeitar a regra será de, no mínimo, R$ 500, com possibilidade de retenção do veículo. Publicada no Diário Oficial do Distrito Federal em 29 de dezembro, a lei entra em vigor 90 dias após dessa data, mas ainda precisa ser regulamentada.
(Fonte: ANDI-Agência de Notícias dos Direitos da Infância, 09/01/12)
Meu comentário: A guerra contra o cigarro(tabaco) vem sendo “radicalmente” vencida. Mas contra o álcool, nadinda, pelo aqui em Açailândia do Maranhão. Motoristas bebem livres e leves, sons automotivos vociferando, e saem por aí em disparada, velozes e furiosos, barbarizando, atropelando, mutilando, matando. As “autoridades competentes”, que deveriam fazer cumprir a “lei seca”, se omitem escandalosa e vergonhosamente. Aqui mesmo em Açailândia, inúmeros e incontáveis casos de violências e mortes no transito ficam e estão “por isso mesmo”, numa impunidade criminosa, que vitamina mais e mais a condução selvagem e assassina de loucos e loucas ao volante. Uma simples fiscalização, permanente, pelos bares, restaurantes e baladas da cidade certamente contribuiria em muito para baixar a trágica estatística de acidentes e perdas fatais no tresloucado trânsito de nossos dias, sintoma do “progresso” que nos toma conta... (Eduardo Hirata). 

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.