Senai e Petrobras iniciam Programa de Qualificação Profissional em Bacabeira, Rosário e Santa Rita

Aula inaugural reuniu alunos que estão sendo qualificados pelo Senai para atuar em empreendimentos no Maranhão, como a Refinaria Premium I

Bacabeira - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MA) e Petrobras deram início nesta terça-feira (20) às aulas inaugurais do Programa de Qualificação Profissional, que irá capacitar 600 pessoas em Bacabeira, Rosário e Santa Rita, na área de Construção Civil.

O objetivo do programa é atender a demanda por mão de obra qualificada gerada pelas empresas que estão se instalando nos três municípios, em virtude das obras de construção da Refinaria Premium I. Os eventos, realizados ontem (20), às 10 horas, em Bacabeira, e às 16 horas, em Rosário. Hoje (21), às 9 horas, acontece a terceira aula inaugural do projeto, desta vez no auditório da Prefeitura Municipal de Santa Rita.

O Programa é fruto de um convênio assinado em janeiro entre Senai e Petrobras para formar armadores de ferragem, pedreiros de alvenaria e carpinteiros de forma, até agosto de 2012.  “O Brasil ainda é um país muito deficitário em mão de obra capacitada e sem essa parceria com o Senai, que é reconhecido por sua qualidade na qualificação de pessoas, ficaria muito complicado”, frisou a gerente de Estruturação do Negócio da Refinaria Premium I da Petrobras, Luiza França.

“A Petrobras tem um pilar muito importante de Responsabilidade Social que é o de capacitar as pessoas que estão no entorno da sua obra, pois a educação, a capacitação, ninguém tira da gente. Com esses cursos, vocês podem arranjar emprego em qualquer lugar. Isso é o que eu chamo de início da cidadania”, disse a executiva durante o evento.

Pelo convênio serão treinadas 200 pessoas em cada um dos municípios divididos em seis turmas de Armador de Ferragens, 12 turmas de Carpinteiro de Formas e outras 12 turmas de Pedreiro oferecidas pelo Senai Maranhão. A carga horária das três capacitações é de 160 horas cada uma.

Em Bacabeira, mais da metade da turma é formada por mulheres, maioria na igreja do município, onde aconteceu a aula inaugural. “Estou preparada para o que vier. O importante é aproveitar essa chance”, disse a jovem de 18 anos, Josiane Santos Coelho.

O convênio Senai/Petrobras garante a cada um dos 600 participantes do curso uma bolsa concedida pelo Prominp – Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural.

Em seu pronunciamento, o diretor regional do Senai, João Alberto Schalcher de Oliveira falou das oportunidades de negócios que fervilham no Maranhão e reafirmou que o Senai está investindo para acompanhar a evolução econômica vivida pelo estado.

“Capacitem-se e sejam vocês, maranhenses, a preencherem essas vagas de trabalho que a Petrobras e que outras indústrias estão abrindo em nosso Estado”, disse Schalcher. “Como Senai, instituição que integra o Sistema Fiema, garantimos nosso empenho e esforço constantes para o fortalecimento da indústria do nosso Estado”, completou.

Municípios

Representando o município de Bacabeira, o vice-prefeito, Delson Nicolau Serra, agradeceu ao Senai e citou que o empreendimento da Petrobras tem aberto muitas oportunidades para a região. “Acreditamos que a educação é a melhor forma de construirmos o futuro e a dignidade vem através do nosso trabalho”, disse o representante municipal.

Para o aluno da turma de pedreiro de alvenaria, Dan Kinael Salez, é preciso ter foco para alcançar o sucesso profissional. “O importante é nos profissionalizarmos, sem pensarmos só na remuneração”, comentou o estudante.

Em Rosário, o secretário de Cultura, Euvaldo de Jesus Pereira representou a Prefeitura e ressaltou a parceria com o Senai e a Petrobras, destacando a importância da educação para a comunidade do município e as perspectivas de inserção no mercado de trabalho.

“Quando vemos homens e mulheres de 38, 40 anos se qualificando, se profissionalizando, temos a certeza de que é possível correr atrás e aproveitar as vagas que ainda existem no mercado”, ressaltou Pereira.

Ernesto Batista
Assessoria de Comunicação/Sistema FIEMA

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.