Abertas inscrições para o Prêmio MPE Brasil 2012

Objetivo é incentivar melhorias na gestão e reconhecer boas práticas adotadas por micro e pequenas empresas maranhenses

Foto/divulgação:  A coordenadora estadual do MPE Brasil, Paula Waldira Ferreira, ressalta que o prêmio contribui para o desenvolvimento econômico local, pois se pauta na melhoria da gestão empresarial e qualidade de serviços e produtos ao consumidor

Empresários maranhenses que investem em conceitos e práticas de gestão, inovam processos, sabem elaborar estratégias e planos, são focados no cliente, na qualidade e produtividade no sentido de melhorar continuamente sua atuação no mercado  já podem inscrever sua empresa no MPE Brasil 2012 - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 de setembro no sitewww.premiompe.sebrae.com.br ou em qualquer unidade do Sebrae no Maranhão.

A premiação é uma realização do SebraeMovimento Brasil Competitivo (MBC)Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O objetivo é valorizar ideias e difundir valores como o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade das MPE.

O prêmio é destinado às empresas que tenham receita bruta anual de até R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais), incluindo a soma dos orçamentos de filiais e matriz, segundo o Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte. As concorrentes devem ter pelo menos 1 (um) ano fiscal completo, ter domicílio fiscal no Estado da respectiva inscrição e comprovar regularidade fiscal e estatutária.

Entre as categorias contempladas estão Agronegócio; Comércio (inclusive farmácias de manipulação); Indústria; Serviços de Saúde, Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação (desenvolvimento e implantação de gerenciamento de software), Turismo (bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagens, transportes turísticos) e outros serviços não especificados (como centros de formação de condutores, por exemplo).

“As empresas inscritas numa das categorias podem optar por se candidatar, também, aos Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque de Inovação. O primeiro, considera a atuação das empresas que possuem ações estruturadas voltadas à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento da comunidade em que estão inseridas. O segundo, para aquelas candidatas que possuam ações voltadas à inovação, seja em seus produtos, serviços, processos ou na gestão do negócio”, informa a coordenadora estadual do MPE Brasil, Paula Waldira Ferreira.

Em 2011, o MPE Brasil recebeu mais de 32 mil inscrições em todo o Brasil. No Maranhão, 383 empresas passaram por um processo criterioso de avaliação e apenas nove chegaram à final – três de Imperatriz (Farmácia Naturalis, Colégio Santa Luzia e Welcome Escola de Idiomas), uma de Pinheiro (Bavel Auto Center), uma de Santa Inês (Ideal Magazine) e quatro de São Luís (Salão Ana Paula Fonseca, Arquistudio Design e Arquitetuta, Samed Medicina e Segurança do Trabalho e TecnoBray).

A grande vencedora, a Farmácia Naturalis, dos empresários Rita de Cássia e Paulo Sérgio Gundin, passou três anos aperfeiçoando seus processos. Empregando diretamente 39 pessoas em sua sede, na cidade de Imperatriz, região sudoeste do Estado, a Naturalis vai completar 15 anos agora em 2012.

“Trabalhamos com ética, buscamos melhorar continuamente os processos de produção e gestão, com zelo pelo nosso cliente interno e externo. O que vimos foi um trabalho sério da banca julgadora que auditou tudo o que colocamos na ficha de inscrição, checando ponto por ponto e constatando a veracidade do que declaramos. Portanto, para nós, ganhar a etapa estadual do MPE Brasil é ter a certeza de que estamos no rumo certo, pois o prêmio tem credibilidade”, destaca Paulo Gundin.

Benefícios
Além da participação em seminários de excelência, os inscritos no MPE Brasil recebem um relatório personalizado com pontos fortes e a indicação de oportunidades de melhoria na gestão. “Com isso, as empresas têm a oportunidade de potencializar seu negócio, ao aumentar a competitividade e melhorar seus produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico da sua comunidade”, coloca a coordenadora estadual do prêmio, Paula Waldira Ferreira..

A vencedora da etapa estadual participa do evento de reconhecimento nacional, além do Seminário para MPE, realizados em Brasília e poderá utilizar a marca MPE Brasil como instrumento de comunicação e ser reconhecida como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios da excelência mundiais.

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.