Greve da Justiça Eleitoral pode prejudicar último dia para registro de candidaturas

Tradicionalmente os políticos optam por registrar suas candidaturas no último dia
Mariângela Gallucci, de O Estado de S.Paulo
Para disputar as eleições municipais de outubro, os políticos têm até esta quinta para apresentar o seu registro eleitoral. E a Justiça Eleitoral terá uma preocupação a mais porque para tentar conseguir um aumento salarial parte de seus funcionários aderiu a uma paralisação marcada para esta quarta e quinta-feira, 4 e 5, respectivamente.
Para acompanhar a situação e evitar que o processo de registro de candidaturas fique comprometido, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, está em constante contato com os tribunais regionais eleitorais (TREs) dos 27 Estados do País. De todos os tribunais, o que mais preocupa a Justiça Eleitoral é o TRE de Goiás. Lá houve uma adesão maior à paralisação.
Na quarta, o movimento nos TREs para registros de candidaturas não foi muito grande e, portanto, não ocorreram problemas. Mas nesta quinta a situação deve ser diferente. Tradicionalmente os políticos optam por registrar suas candidaturas no último dia, que é 5 de julho.
Para fazer um registro de candidatura, o político tem de preencher um formulário e protocolá-lo no TRE. Diante da paralisação de funcionários anunciada para esta semana, a maioria dos tribunais do País tomou providência para evitar que ocorresse um caos no processo de registros de candidaturas.
Na terça-feira, Cármen Lúcia esteve reunida com os presidentes dos TREs para falar sobre o assunto. Ela estava preocupada com o fato de a paralisação anunciada pelos servidores coincidir com o fim do prazo para registro das candidaturas.
“É uma preocupação porque eu entendo legítimo o pleito dos servidores de que haja o reajuste cumprindo a Constituição. Mas muito mais do que isso, a maior legitimidade que se tem na democracia é a do cidadão brasileiro ter todos os órgãos, antes das eleições, atuando na sua plena capacidade, especialmente em dias como este dia 5, que será dia de recebimento de pedido de registro. É da maior importância, portanto, que a gente consiga tornar efetivo este pedido (de registro). Portanto, qualquer paralisação que coloque em risco esse cumprimento do calendário eleitoral é grave”, disse a ministra na ocasião.
Maranhão
O registro de candidaturas maranhenses para as eleições de 2012 pode ser amplamente afetado em seu último dia. A partir das 14h desta quinta-feira (5), o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União no Estado (Sintrajufe-MA) vai realizar uma paralisação no Fórum de São Luís, com o objetivo de evitar os registros e chamar a atenção para reivindicações, como o novo Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCRS).
A paralisação foi iniciada nesta quarta-feira (4) faz parte de um movimento nacional promovido pela federação dos servidores, que reivindica a aprovação do PCCR. Na última terça (3) a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmem Lúcia, esteve reunida com os presidentes dos tribunais regionais discutindo justamente o assunto. No mesmo dia os presidentes do TREs apresentaram um ofício à presidência do Senado, solicitando celeridade no projeto.

“A paralisação é nosso único instrumento para pressionar. O Plano está parado na Câmara dos Deputados desde 2009 e na verdade nosso último reajuste aconteceu em 2006, mesmo assim referente a um acordo de 2004. E apesar desse tempo todo, não observamos do governo uma alternativa para resolver o impasse. Por isso a partir das 14h desta quinta quinta-feira vamos fazer um movimento na frente do Fórum Eleitoral de São Luís”, explicou Cláudio Moreira, servidor do TRT e um dos responsáveis pelo setor de comunicação do Sintrajufe.
Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores da Justiça Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), a greve está ocorrendo, com intensidades diversas, em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, no Piauí, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Acre e Tocantins. Na Paraíba, os servidores do TRE decidem nesta tarde se param os trabalhos da Justiça Eleitoral.
Candidaturas
De acordo com o TSE, em todo o país, até o início da noite desta quarta-feira, foram registradas 233 para prefeitos e vices, além de 5.658 para vereadores. Em relação ao Maranhão, constavam no sistema do TSE 106 candidaturas para vereadores e 11 para prefeitos e vices. Destes últimos, oito são de vereadores registrados em São Luís e um para prefeito da capital.
Além de São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon e Caxias, segunda, terceira, quarta e quinta cidades mais populosas do Estado, respectivamente, só registraram uma candidatura.
Liminar
No início da noite desta quarta-feira ministro Ari Pargendler (STJ) concedeu liminar, a pedido da União, para que seja mantida no trabalho, nos dias de greve, uma equipe com no mínimo 80% dos servidores em cada localidade de atuação da Justiça Eleitoral. (Do G1 Maranhão)

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.