O “COMUCAA” PASSA POR MOMENTOS COMPLICADOS

Com mandato até dezembro de 2013, o COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia, atravessa um momento difícil em seu funcionamento e no cumprimento de suas atribuições  e responsabilidades. 
Como concluído em recente assembléia do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/Fórum DCA., a falta de participação (no caso especifico, dos-as Conselheiros-as) é um dos principais motivos desta dificuldade. 
Como exemplo, mais uma vez assembleia ordinária mensal (que constitui o evento mais importante do Conselho, pois é momento de discussão e deliberação) foi adiada: a de setembro estava prevista no calendário anual 2012 para dia 10, e só deverá acontecer dia 17/09. 
Comissões e GTs/Grupos de Trabalho, não tem se reunido e cumprido suas atribuições. 
 São muitas as pendências, que dependem da atuação e das decisões do Plenário, isto é, da maioria do colegiado, formado por doze (12) conselheiros-as titulares. 
 Até agora não foi regulamentado o processo de escolha do Conselho Tutelar/CONTUA (o atual tem mandato até 06 de junho do ano que vem), processo este todo de responsabilidade institucional do COMUCAA. 
O COMUCAA vem praticamente  se limitando ao acompanhamento dos cinco projetos financiados pelo FIA/Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência, neste 2012, e à formação continuada do SGD/ Sistema de Garantia de Direitos, através de dois programas, o “Novas Alianças e o PESS”, em parceria com a ong “Oficina de Imagens e a Fundação Vale”. 
Além da falta de quórum, que leva ao cancelamento/adiamento de assembleias e reuniões do Plenário, Comissões e GTs, a Diretoria encontra-se acéfala, e o problema vem se arrastando desde dezembro do ano passado: inicialmente, o então Conselheiro-Presidente escolhido, Siley Elcen Santos  Junior, afastou-se do cargo para concorrer à Câmara de Vereadores; o Vice-Presidente no exercício da Presidência, Orlando Pereira Monteiro, só a poucas semanas teve totalmente regularizada sua condição junto ao Banco do Brasil (para movimentação da conta do FIA)  e  encontra-se  em gozo de férias, como servidor público, da Secretaria de Esportes ; a Conselheira Secretária Vírginia d’Arc Aires Freitas renunciou ao cargo em julho, assumindo a nova  representante titular da ASCOSVI/Associação Comunitária e Social da Vila Ildemar, Andreya Carvalho de Oliveira, cuja portaria (a posse como Conselheira aconteceu em julho)  não foi expedida até agora pelo executivo municipal. 
Para militantes dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia, este é um dos momentos mais críticos da história, de vinte e um anos, do COMUCAA., o que acaba refletindo em toda a área social. 
 O Fórum DCA já havia deliberado, em sua última assembleia, dia 28 de setembro, resolveu pedir pauta ao COMUCAA, para discutir essa situação atual, cobrando a responsabilidade do Conselho, as conclusões de algumas pendências e  a retomada plena  de suas atividades, para a efetivação política-administrativa dos Direitos de Crianças e Adolescentes.
 Por Eduardo Hirata

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.