Resposta para a seguinte reportagem: “Uema é a 7ª pior universidade do país segundo ranking da Folha de SP e a 2ª pior do Nordeste”

 Muito cuidado com as análises acerca da qualidade de uma instituição simplesmente pelo que se noticia ou pelos discursos eufóricos de quem não conhece a verdadeira realidade dos fatos.
Os estatísticos sabem que nem todos os parâmetros são úteis para aplicação indistinta entre as instituições e que há uma série de variáveis valorosas muitas vezes desconsideradas nesses processos.
Não por outra razão, evidenciamos algumas contradições e levantamos suspeições sobre os métodos utilizados, tanto para as análises realizadas, quanto para a interpretação depreciativa da Uema diante desses resultados. Senão vejamos, se o Enade é determinante para assegurar um bom posicionamento no ranking aqui considerado, como explicar a posição da USP em primeiro lugar, se ela nunca participou do referido exame?
Um outro olhar sobre os resultados divulgados nos leva a dizer que abaixo do pelotão de elite das universidades brasileiras (SP, RJ, MG e RS), a maior parte das instituições restantes, especialmente as do Nordeste e Norte, estão todas marginalizadas! Nada mais do que o reflexo de anos de exclusão de políticas e fomentos para o ensino, pesquisa e pós-graduação em nível superior nessas regiões. Lêdo engano pensar que há alguma diferença significativa na qualidade institucional entre uma instituição ou outra no Maranhão ou mesmo no Nordeste, se fosse válida essa comparação.
Afinal, como comparar uma estrutura multicampi de uma Universidade Estadual do Maranhão (Uema) com uma  estrutura unitária de uma Universidade Estadual de São Paulo (USP, UNESP ou UNICAMP)? Pura ingenuidade!
De qualquer forma, bem vindo ao debate se ele vem para ajudar a Uema a ficar cada vez melhor!
Por Doutor Antonio Roberto Serra
Professor da Universidade Estadual do Maranhão

  

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.