Deputado Arnaldo Melo(PMDB) é eleito novamente o presidente da Mesa Diretora da Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão volta a se reunir hoje após 42 dias de recesso parlamentar. As atividades deste ano no parlamento maranhense devem ser marcadas por um embate mais áspero entre governo e oposição de olho nas eleições do ano que vem. Hoje, haverá apenas a solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Casa, que terá o deputado Arnaldo Melo (PMDB) em mais um mandato como presidente. A principal mudança será na composição dos blocos, já que passarão a ser seis e não mais quatro.


A posse da nova Mesa Diretora está prevista para iniciar às 10h, em cerimônia reservada no Salão Nobre da Casa. Tomará posse a Mesa eleita por unanimidade composta por além de Arnaldo Melo (presidente), Ricardo Murad (primeiro vice-presidente), Eduardo Braide (segundo vice-presidente), Marcelo Tavares (terceiro vice-presidente), Gardênia Castelo (quarta vice-presidente), Rogério Cafeteira (primeiro secretário), Carlinhos Florêncio (segundo secretário), Dr. Pádua (terceiro secretário) e Zé Carlos da Caixa (quarto secretário).

O 1º vice-presidente Ricardo Murad (PMDB), embora não se manifeste publicamente sobre o assunto, não ficará no cargo e deve retornar à Secretaria Estadual de Saúde. Assim, a Mesa Diretora deve baixar resolução declarando o cargo vago. A partir daí, a Assembleia terá cinco sessões para realizar a eleição exclusivamente para o cargo vago. Pelas articulações até o momento, apenas o deputado Max Barros (PMDB), que deixou a Secretaria Estadual de Infraestrutura para retomar o mandato de deputado, deve ser
 candidato à vaga e aclamado novo 1º vice-presidente. 

Na segunda-feira, haverá a sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos de 2013, a partir das 8h30, no Palácio Manoel Beckman. Na cerimônia está previsto hasteamento da bandeira, recepção ao presidente e solenidade militar. Estão convidados para a solenidade a governadora Roseana Sarney (PMDB), o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior, os vereadores da capital, o presidente do Tribunal de Justiça Guerreiro Júnior, a presidente do TRE-MA, Anildes Cruz, o presidente o TCE, Edmar Cutrim, o presidente da OSB-MA, Mário Macieira, e o presidente da Fiema, Edilson Baldez.
 

Parlamento volta mais fatiado
Na nova composição da Assembleia foram oficializados dois novos Blocos: um dos quatro parlamentares do PV e outro que foi denominado Bloco Democrático, que será composto por Hélio Soares (PP), Edson Araújo (PSL), Léo Cunha (PSC), Raimundo Louro (PR) e Jota Pinto (PEN). Este último estava isolado após deixar o PR no ano passado e em seguida ingressar no PEN.
 

Na formação do PV, quem perde é o bloco Parlamentar Pelo Maranhão (o Blocão), que passa de 20 para 16 deputados. Na formação do segundo bloco, perde o Bloco União Democrática (o Bloquinho), passando de 11 para seis deputados. Ainda existe um
 movimento do Bloco de oposição para aglutinar o bloco formado por PDT e PSDB, que não foi consolidado, mas o movimento permanece. A oposição também terá novo líder: o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB), já que Marcelo Tavares fará parte da Mesa Diretora. 

As novidades em termo de caras novas ficarão por parte da efetivação de Othelino Neto (PPS) no lugar de Luciano Leitoa (PSB), que foi eleito prefeito de Timon. Além da volta de Max Barros (PMDB), que acabará ocupando a vaga deixada por Chico Gomes (DEM), eleito prefeito de Viana.

(O Imparcial Online, com informações de Clodoaldo Corrêa) 

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.