Alunos do curso técnico em Guia de Turismo da Uema/UemaNet participam de treinamento na Setur

64 alunos do curso técnico em Guia de Turismo, modalidade a distância, do Polo São Luís e São José de Ribamar, da Universidade Estadual do Maranhão, intermediados pelo Núcleo de Tecnologias para Educação - UemaNet, participaram, nos dias 27 e 28 de maio de treinamento. A formação foi realizada pela Secretaria de Estado do Turismo e tem carga horária total de oito horas.
Durante esses dias, os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre macro programa de turismo do Maranhão, o Plano Maior, os Polos Turísticos, a Campanha do Turismo Sustentável de Infância (TSI), Cadastur e rotinas dos postos de atendimento.
"Esse momento tem como objetivo articular os conhecimentos adquiridos aqui para que esses alunos já possam atuar também como sujeitos nesse processo. Essa é  a preocupação da Universidade. E claro que esses alunos podem atuar, futuramente, nos projetos da própria secretaria de Turismo", disse a coordenadora pedagógica do e-Tec/cursos técnicos, Sandra Regina.
Para o aluno Aluno Edson Lemos a capacitação é de suma importância. "Estamos conhecendo coisas novas, como o Plano Maior, que ainda não conhecia e muitos outros projetos. É muito bom aprender e poder passar esse conhecimento para outras pessoas, fazendo-as se apaixonarem também pelo Maranhão", destaca.
Opinião compartilhada pela turismóloga e tutora presencial, Luciana Castro: "A secretaria, como parceira das instituições de ensino, está dando esse suporte de conhecimento relacionado ao planejamento do Estado, ao desenvolvimento do turismo. Então, os alunos só têm a ganhar e, com certeza, eles contribuirão como agentes transformadores dessa realidade para o desenvolvimento do turismo. Esse treinamento é um complemento dos que eles aprendem dentro do curso, qualificando-os para uma melhor atuação na sua área".
A superintendente de Relações Institucionais da Setur, Sandra Rodrigues, aproveitou a oportunidade é destacar falta dessa mão de obra no mercado maranhense. "É muito bom ver a quantidade de alunos que serão formados pela Uema. É bom saber que as demandas do mercado, que sofre com a falta desse profissional, serão atendidas. O Guia de Turismo é uma figura muito importante para a nossa cadeia turística", ressaltou.
O treinamento continua nos dias 02 e 03 de junho. Após a oferta aqui em São Luís, a intenção é levar essa formação, também, para os outros polos, nos quais a Uema também oferta o curso técnico em Guia de Turismo: Barra do Corda, Arari e Açailândia.
Por Paula Lima

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.