TJ determina prisão e afastamento do prefeito de Barra do Corda

Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim, deve deixar o cargo imediatamente. Determinação é de que ele cumpra pena de quatro anos e seis meses.


O Tribunal de Justiça do Maranhão determinou, nesta terça-feira (19), a prisão do prefeito deBarra do Corda, Manoel Mariano de Sousa (PV), conhecido como Nenzim, por desvio de verbas públicas na sua administração.

A decisão da 1ª Câmara Criminal condenou o prefeito à pena de quatro anos e seis meses de reclusão, a ser cumprida em regime semi-aberto, além do seu afastamento imediato do cargo e a posse do seu substituto legal, embora caiba recurso da determinação.

No dia 3 de maio, o prefeito do município de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa (PV), foi condenado a oito anos e três meses de reclusão, além de ser inabilitado a exercer cargo ou função pública pelo prazo de cinco anos.  Seis dias depois, no dia 9, Nenzim conseguiu no Superior Tribunal de Justiça (STJ), habeas corpus suspendendo a medida da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Denúncia
Na denúncia que o Ministério Público doMaranhão (MP/MA) ofereceu contra Nenzim, consta que a Prefeitura de Barra do Corda veiculou propaganda intitulada “Informativo - Prefeitura Municipal de Barra do Corda - Trabalho. Respeito. Cidadania. É assim que se constrói uma cidade”, com conteúdo voltado ao culto da personalidade do prefeito.

A propaganda faz referência a algumas obras realizadas pela prefeitura, com o próprio prefeito falando sobre as realizações e populares elogiando o gestor municipal.

No entendimento do MP, o prefeito utilizou a máquina pública para obter publicidade pessoal em decorrência de serviço público ou pagos com rendas públicas, com intuito de se autopromover, o que se constitui publicidade irregular e emprego indevido de verba pública.

Defesa
Em contato com o G1, o procurador do município, Roni Peterson, informou que a prefeitura ainda não tomou ciência oficialmente da decisão, mas que os advogados contratados para realizar a defesa pessoal do prefeito já estariam em São Luís para recorrer.

Do G1 MA

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.